A Caatinga brasileira, um ativo ambiental brasileiro grande uma área que abrange mais de 9 estados do país, localizada na região Nordeste é também uma das dos biomas menos protegidos do país, com imensos desafios ambientais, sociais originárias do tupi-guarani “mata-branca”, a parti da econômica.
A Caatinga possui como suas características principais seu clima, semiárido (seco, quente com imensa escassez de chuvas); localização predominante no Nordeste brasileiro, suas biodiversidades, com espécies localizadas apenas na região; extrema importância para a biodiversidade global, pois além de fornecer matéria prima possui mais de 27 milhões de pessoas dependentes diretamente de seus recursos.
Por dispor apenas recentemente de informações da importância de sua preservação para o equilibrio ambiental, esteve por décadas colocada numa perspectiva de terra árida, colocando-a em limbo de importância em termos dos prejuízos para o ambiente de sua conservação. dispões de enormes desafios como o desmatamento, sendo um dos biomas brasileiros mais alterados pelas atividades humanas por desconhecimento e formação educacional acerca da importância da preservação, uso sustentável dos recursos existentes, uso intensivo do desmatamento e da agropecuária com técnicas desapropriadas e imensa pobreza o que amplia e dificulta a preservação do bioma.
Graças a esforços da Ciência e das pesquisas desenvolvidas nas Universidades Nordestina surgem novas perspectivas e paradigmas em relação a esse bioma como pesquisadores nordestinos vêm se debruçando sobre a ecologia de sua região de nascedouro, com descobertas sobre seu funcionamento. Por outro, em vistas do efeito estufa e das consequentes mudanças climáticas, a Caatinga vem demonstrando uma potencial capacidade para o que se chama de “captura de carbono”, ou seja, o quanto de CO2 consegue armazenar veja em: Valor econômico da Caatinga brasileira . Conforme citado no portal do Governo Federal, a região oferece anualmente mais de 7 toneladas de CO2 ao ano.
Conforme Estudo coordenado pelo professor, geógrafo, Saulo Vital, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do Núcleo de Estudos em Urgências e Desastres.
“no período úmido, a Caatinga é muito eficiente na fotossíntese, tornando-se um dos biomas mais eficientes no chamado sequestro do carbono. Até mais do que a Amazônia, porque é no período de chuvas que ela fica mais “verde”, com mais vegetação, o que aumenta o fluxo da fotossíntese e, com ela, a captura de carbono da atmosfera”.
Esse potencial econômico de um ativo valorado nesse milênio de extremo gerador de riqueza econômica para a região e o país tem a capacidade de geração de um ciclo virtuoso para não apenas manutenção de um bioma ambiental estratégico, mas também de geração de novas possibilidade de geração e renda para a população da região, minimizando o vicioso, processo e migração para centros urbanos secular no país, mas paralelamente desenvolvimento sustentável para os Estados afetados.
Nesse processo um agente vem criando esse ciclo há mais de e podemos nomeá-lo como um ator estimulador e transformação virtuosa, dentro das dimensões da compaixão e equidade do RVI, Ciclo Virtuoso de Reputação Virtuosa, a Associação Caatinga. uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada nos anos de 1988 com mais de três décadas de atuação.
A missão da Associação Caatinga é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza, atuando na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
Alguns indicadores dos esforços que concretiza o ciclo virtuoso de sua atuação nessas quase 4 décadas podem ser vislumbrados pelos resultados já obtidos pelas ações da Associação, a saber:
- 1.164 espécies protegidas
- 4.7 litros de agua – volume de escapamento evitado anualmente
- 16.472,45 toneladas c de CO2 estocado
Se fossemos considerar o ticket médio de valor de cada tonelada de CO2 de acordo com o Ticket de valor de 1 tonelada de CO2 poderíamos considerar uma reserva da ordem de 4.135.895,55 até 2.594.410,875 bilhões. Esses valores representariam cerca de 30% do PIB conjunto dos estados nordestinos, estimado em 13, 4% do PIB brasileiro (em 2024 fechou em cerca de 2,2 trilhões).
Ciclo Virtuoso Associação Caatinga
- 1.164 de espécies preservadas;
- 4,7 litros de perda de água evitados, gerando capacidade de manutenção do ativo imprescindível para a vida, escasso na região.;16,472,45 toneladas de CO2 estocado o que pode representar um ciclo capaz de gerar riqueza distribuída para 27 n=milhões de pessoas e riqueza adicional para a região da ordem – prevista – de US$4.135.895,55 (referência de valor/tonelada do CO2 Meter).
Dimensões virtuosas do RVI² consideradas para ciclos virtuosos
- Respeito
- Compaixão
- Equidade
