Desenvolver competências tecnológicas do futuro e o maior desafio para organizações

Coursera se implanta no país e abre o leque de recursos para criação de aulas, cursos e para formação de competências de profissionais e educadores e anuncia com google bolsa para jovens. Nossa editora esteve lá. Leia!

Educar jovens e prepará-los para um contexto contemporâneo de incertezas, exigências de habilidades e competências nas quais os próprios educadores não foram formados é um desafio para empresas, instituições educacionais e principalmente Governos de todo o mundo. Leia a materia!

Para se ter um cenário do fosso no Brasil, um diagnóstico realizado no primeiro semestre deste ano,sobrep específicos da empregabilidade de jovens no Brasil – feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego demonstrou que revela que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, cerca de 55% nessa situação no país, totalizando 9,4 milhões. de pessoas., sendo que desse montante 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos.

É um desafio para um país que demanda uma necessidade enorme de geração de renda e principalmente de desenvolvimento para retomar a sua competitividade no sentido de atração de investimento. Todos os especialistas, economistas, pesquisadores de diversas áreas, a tecnologia da informaçao como instrumento suprir o gap e, mais ainda, pular etapas no sentido e agilizar o processo e ele passa pela educação e a formação e novas competências exigidas pelas futuras habilidade demandadas no futuro muito próximo.

Este mês esteve em visita ao Brasil, Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera, uma plataforma educacional de tecnologia educacional global, focada no desenvolvimento de habilidades profissionais do futuro e na cao de funções com base em competências tecnológicas para as novas ocupações.

Na ocasião Maggioncalda ressaltou que o acesso ao aprendizado online será vital para o desafio imenso que empresas e governos têm a frente, principalmente pós pandemia que provou como o acesso online deve ser prioridade para toda a sociedade. Segundo ele, até 2027 mais de 60% dos trabalhadores atuais do mundo precisarão de um novo treinamento para as novas competências exigidas pelo mercado e o acesso é o maior desafio, não apenas em termos tecnológicos, mas tambem pela variedade de culturas e idiomas.

O executivo apresentou dados que assustam em relaçao as diversas categorias profissionais e a defasagem existente em relaçao ao despreparo para atender as novas exigências. Ele citou, por exemplo, a dos educadores. Apenas 15% dessa categoria dispõem das competências para atender a demanda e ao aprendizado exigido pelas novas ocupações, principalmente com o advento das tecnologias da IA “mais de 50% das tarefas dos educadores serão automatizadas, reorganizadas pelos recursos disponibilizados”, acrescentou ele.

Ele listou algumas categorias profissionais que serão mais demandadas no mundo do mercado cognitivo intermediado pelas tecnologias da IA: as ocupações de tecnologias, de educaçao, administração de caráter superior, serviços financeiros, serviços de consumo e administraçao do governo. Nos Estados Unidos a aplicação das IA nessas áreas teve um crescimento de mais de 310% em anos recentes.

O CEO, em almoço com a imprensa anunciou tambem a parceria com o Google para treinamento por meio de cursos com 200 horas aulas e que variam de títulos como marketing digital, entre outros. Conforme a diretora de marketing do google, Maia Mau presente na ocasião dados da Companhia no Brasil demonstram que 91% dos profissionais que passaram pelo treinamento google-coursera puderam alavancar suas carreiras com as novas competências adquiridas.

As duas companhias anunciaram a oferta de 10 mil bolsas a partir deste mês. As inscrições podem ser feitas pelo link  https://goo.gle/bolsasbettha.

A Coursera irá oferecer no Brasil Mais de 4 mil cursos, agora disponíveis em português, além Além destes, a companhia disponibiliza o Coursera Coach (ainda em versao beta), um o assistente de aprendizagem virtual generativo, além de outras ferramentas e recursos.

Para os educadores, a Coursera disponibiliza também cursos como o Course Builder, que, com base em linguagem natural de autores humanos, a ferramenta de criação de cursos com tecnologia de IA gera conteúdo automaticamente, incluindo estrutura do curso, descrições, leituras, tarefas e glossários. Empresas e universidades podem usar esses recursos, utilizando seus especialistas internos. Atualmente, o recurso está sendo testado om clientes selecionados.

#educaçao digital

#inclusao

#mercadodetrabalho

#inteligenciaartificial

#educadores

#educacaoprofissional

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe

Nossa Missão

O NomuseLocus compõe um projeto imparcial, autônomo, independente, multidisciplinar e integrador de formação e informação dos conceitos que sustentam a perspectiva da reputaçãovirtuosaintegradora, aglutinando perspectivas diversas no esforço de disseminar novas práticas, valores e ações virtuosas e integradoras que promovam o vem estar do indivíduo, da sociedade, visando a evolução e a prosperidade.

© 2018 – 2025 Todos os direitos reservados.
Nomus e Locus, uma iniciativa TAcademia, divisão da Taticacom.

Rolar para cima