Para alcançar a emissão zero de carbono até 2040, e produzir energia 100% renovável, as empresas estão enfrentando o mercado e as barreiras políticas que impedem as mudanças do setor em busca de energia renovável.
A busca crescente de energia limpa, aumentou exponencialmente o mercado de energia eólica e solar pelo mundo. O Google, da Alphabet, fechou a compra de mais de 3 gigawatts de usinas de energia limpa em todo o mundo, e lidera o ranking de maior comprador corporativo de energia renovável.
A Tetra Park, por meio de hidrelétricas já usa energia 100% renovável no Brasil, já América do Norte, Europa e Ásia, para atingir a meta até 2030, a empresa pretende introduzir centrais de “minigeração” de energia, principalmente solar, estima-se mais de 40 plantas da companhia no mundo.
O Acer Group criou a plataforma “Earthion”, que une soluções inovadoras e integradas com o apoio de funcionários e parceiros da cadeia de suprimentos. Para isso, o grupo definiu metas de redução de carbono através da gestão de energia e uso de energia verde.
O grupo instalou em alguns lugares painéis solares com o objetivo de gerar sua própria energia elétrica solar. Em 2020 ─ O Acer Group de modo simultâneo com suas operações globais e subsidiárias atingiram com êxito o objetivo de reduzir suas emissões de carbono em 60% em todo o mundo; no mesmo ano – também atingiu a marca de 44% de uso de energia renovável.
A mudança de comportamento e comprometimento dos colaboradores e parceiros da cadeia de suprimentos têm sido a força motriz para a empresa levar os compromissos ambientais adiante. E um deles, é a “Earthion”, que surgiu da combinação das palavras “earth + mission” (em português significa, terra e missão). Esse nome foi criado para representar a sua responsabilidade de enfrentar os desafios ambientais por meio de soluções inovadoras e sustentáveis.
A proposta Earthion é de empresa responsável e cidadã corporativa que luta contra os impactos das mudanças climáticas e da exclusão digital cada vez mais urgente. Desta iniciativa nasceu o Project Humanity que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a intensificação das questões globais, e encorajar cada funcionário da Acer a contribuir para mudanças positivas. O arcabouço dessa mudança foi a economia de 8.750 kg de poupa de papel e a redução de 20 milhões de sacolas plásticas na produção de notebooks em 2020. Dentre as atividades internas da Acer, mais de 50 toneladas de baterias foram recicladas.
Essa iniciativa da plataforma Earthion resultou na criação de um notebook totalmente desenvolvido na sustentabilidade. O Acer Aspire Vero é um notebook fabricado com plástico reciclado usado em todo o chassi e nas teclas do dispositivo. A embalagem é feita com 80-85% de poupa de papel reciclada. A bolsa do laptop e a folha entre o teclado e a tela contém papel 100% reciclado industrial.
