Fraudes e golpes aumentam na pandemia do Covid-19

No caso específico do Brasil, entre os tipos de fraudes digitais, aquelas que acometem a maior parte dos entrevistados (26%) são o roubo de cartão de crédito e cobranças fraudulentas, enquanto no Canadá (30%), nos EUA (31%), no Reino Unido (30%) e em Hong Kong (37%), o golpe mais comum é o phishing. Por sua vez, na Colômbia, a maior parte das vítimas sofre golpes de vendedores terceirizados hospedados em sites de varejo online legítimos.. 

Dentre os principais golpes globais envolvendo a Covid-19, relatados pela pesquisa estão:

1. Phishing – 27%

2. Golpes de vendedores terceirizados em sites legítimos de varejo online – 21%

3. Fraude envolvendo caridade e arrecadação de fundos – 19%

4. Golpe em desempregados – 18%

5. Vacinas de COVID-19, curas e testes – 15%

6. Fraude em seguro – 15%

7. Fraude de envio – 14% (Ricardo, por favor nos confirme essa tradução para Shipping fraud)

8. Roubo de identidade – 14%

9. Cartão de crédito roubado ou taxas fraudulentas – 13%

10. Golpe de “Pacote de estímulo” (Stimulus check scam, focado em benefícios do governo) – 12%

11. Alguém alterando suas informações pessoais ou de conta através de um call center – 12%

12. Conta hackeada – 11%

De acordo com Marcelo Leal, Diretor do ISG – Soluções e Inovação da TransUnion Brasil, “embora os esquemas possam variar de acordo com o país, uma nova abordagem para a verificação de identidade que complementa métodos tradicionais de autenticação é necessária para o consumidor se defender do impacto das fraudes. “A chave é criar uma jornada do cliente eficiente e sem atrito, que demostre segurança e onde os consumidores tenham a confiança de que estão lidando com uma organização ou negócio legítimo”, finaliza.

Amostra da pesquisa

Para entender melhor os impactos da COVID-19 sobre os consumidores, a TransUnion entrevistou 7.384 pessoas no Canadá, na Colômbia, em Hong Kong, no Reino Unido e nos EUA, entre 30 de junho e 6 de julho de 2020. De 11 a 15 de junho, foram consultados 450 brasileiros. Entre as perguntas feitas aos consumidores, estão questões como se eles tinham sido alvo de fraudes digitais relacionadas ao novo coronavírus e, se sim, qual golpe foi utilizado.

· Pesquisa global mostra que a fraude de identidade está no centro de muitos golpes digitais durante a pandemia · Phishing é o golpe mais utilizado em países como EUA e Hong Kong.

#fraudesdigitais #vicios #nomuselocus #tacademia

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe

Nossa Missão

O NomuseLocus compõe um projeto imparcial, autônomo, independente, multidisciplinar e integrador de formação e informação dos conceitos que sustentam a perspectiva da reputaçãovirtuosaintegradora, aglutinando perspectivas diversas no esforço de disseminar novas práticas, valores e ações virtuosas e integradoras que promovam o vem estar do indivíduo, da sociedade, visando a evolução e a prosperidade.

© 2018 – 2025 Todos os direitos reservados.
Nomus e Locus, uma iniciativa TAcademia, divisão da Taticacom.

Rolar para cima