O suicídio, mal do século no setembro amarelo

O suicídio já é uma das causas de destaque em óbitos no mundo. Essa realidade levou a OMS – Organização Mundial da Saúde a definir como meta até 2030 eliminar esse problema do planeta. O que leva a esse contexto? Como detectar? Como ajudar. Esse é o bate papo do quadro mensal Virtuosidades no setembro amarelo, aqui no nosso canal.

De acordo com a Organização Pan Americana de Saúde, ligada à OMS, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral. 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. Tornou-se, efetivamente, um grande problema nos eculo 21, de saúde pública. E o mais triste, conforme a própria organização, é que ele já é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Quais são as causas desse crescimento, são diversas. Dentre elas, a solidão própria de grandes metrópoles, a incerteza com o futuro, a exigência de perfis e identidades, incompatíveis com a percepção do indivíduo e tantas outras.

Dentre as principais causas do suicídio, estão em primeiro lugar, a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias químicas e o álcool.  No Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. 

Assista aqui no nosso portal o bate papo com a Dra, psicologa e intervencionista em crises de suicidio, professora do Centro de Ensino do Distrito Federal, Adriana de Oliveira. No link  e nesse portal.

O setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM e a campanha vai ao ar todos os anos, no dia 10 de setembro. Ambas as entidades oferecem uma cartilha sobre o Suicídio que pode ser obtida pelo link. 

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe

Nossa Missão

O NomuseLocus compõe um projeto imparcial, autônomo, independente, multidisciplinar e integrador de formação e informação dos conceitos que sustentam a perspectiva da reputaçãovirtuosaintegradora, aglutinando perspectivas diversas no esforço de disseminar novas práticas, valores e ações virtuosas e integradoras que promovam o vem estar do indivíduo, da sociedade, visando a evolução e a prosperidade.

© 2018 – 2025 Todos os direitos reservados.
Nomus e Locus, uma iniciativa TAcademia, divisão da Taticacom.

Rolar para cima