De acordo com Cassio Vieira, presidente da Anafisco, a complexidade da gestão do sistema tributário no país onera temendamente a eficácia das empresas no país. Conforme ilustrou,enquanto em países desenvolvidos o sistema incorpora não mais que 250 tributos, no Brasil, o volume pode chegar a mais de 5000 tipos de tributaçoes diferenciadas, quando se considera a cadeira envovlendo federação, estados e municipios. É impossivel um gestor financeiro acompanhar todo esse volume de exigências e diferentes tributações.
Ele ressalta: “quando nos defrontamos com a complexidade de normas no sistema, temos 5700 municipios e cada um tem autonomia de legislar sobre a legislaçao sobre consumo no âmbito dos serviços. Os estados entram em questões, porque como a tributação no icms é tributada na origem, podemos ter nesse tempo 27 legislaçoes de icms; quando uma empresa faz uma operaço interestadual, o imposto federal, o seletivo, o ipi, so na legislação federal temos gerado cerca de três tributos. A cadeia gera ma enorme parafernalia de diversidade de regimes tributários, de regras e abaixo dela, o processo vai se complicando. Como na cadeia, o recurso da receita fica na origem, fomenta uma guerra fiscal que faz com que o sistema tributário interfira na eficiência. Muitas vezes elas são conflitantes e levam o empreendedor, empresário a uma loucura quando ele é defrontado em toda a diversidade e conflito de normas do sistema”, expõe.
“É necessário, uregente ainda mais nessa crise, com pib previsto entre 5 a 9 porc ento negativo,, onde todos sairemos mais pobres, com muito desemprego, não e mais possível termos apenas uma promessa de simplificaáo, precisamos concretizá-la. Necessitamos buscar o consenso levamos essa proposta para todos ganharem”, conclui o presidente da anafisco.
O Simplifica vem no momento certo e serve como referência adicional de análise para deputados e senadores para resolver definitivamente esse imbroglio que é um dos principais dilemas na captação d einvestimentos para o país, no momento em que chegamos numa situação de quase peníuria econômica e social.
Acompanhe a enrtevista aqui, no nosso portal , na seção entrevista no video do nosso canal nomsuelocus.
#simplificaja #reformatributária #nomuselocus #reputaçãvirtuosaintegradora