Uma marca pode influenciar? Como influenciar no meio digital

O termo influenciar já traz um significado de control; embute um ato, uma ação psicológica, significando uma ascendência sobre (alguém ou algo). Mas, em tempos de virtualidade, ser capaz de induzir ou direcionar comportamentos, modos de pensar e impor ideias, significa dispor de poder. Veja a discussão e o bate papo com Carol Terra que fala de seu novo livro.

sentidos e até de definir comportamentos em benefício, seja para valorizar ativos – e as marcas são nos dias atuais poderosos ativos imateriais – ou para manter poder, ampliar market share, representar dominar técnicas, processos, diálogos onde a comunicação é o principal componente.

Mas quando se contextualiza o termo influenciar em cenário contemporâneo, de pandemia, o significado amplia-se para outros significar. O que é influenciar, qual a responsabilidade de uma marca quando desenvolve uma estratégia de ampliação de Market share, de credibilidade na busca de perenidade e confiança? Puxa, vida! Fica complicado e complexo.

Inserindo essa questão no universo do que denominamos “reputações virtuosas que integram” o sentido fica ainda mais complexo. Imagina quando se contextualizados no universo das exigências dos próximos 30 anos e de normas que preconizam comportamentos organizacionais sustentáveis, inclusivos, democráticos, diversificados e responsáveis social, moral, economicamente, financeiramente?

No universo do marketing, marcas influenciadoras envolve práticas e ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca. Como benefício, os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Isso acontece porque os influenciadores estabelecem uma relação de confiança com seus públicos.

Nesse sentido, recentemente, o Jornal Meio e Mensagem apresentou ano passado, as principais tendências para o dito marketing de influência para 2020. Dentre estas, ele citava a da identificação de propósitos e valores pelas mensagens.

Aqui está o “x” da questão, a saber: nenhuma marca nos dias atuais e em tempos de relacionamentos e experiências vivenciadas em universo de redes digitais virtuais, onde os grupos e seus pares se identificam, engajam e experimentam pela igualdade de causas, ideias, pensamentos e valores, terá a capacidade de “influenciar”, dentro do principio preconizado pelo ‘marketing de influência’, se essa estratégia ou objetivos não estiverem contemplados no equilibrio da verdade, credibilidade, qualidade da mensagem e confiança.

Para contextualizar esse conceito e levar à mesa alguns destes aspectos, batemos um papo estimulante com Carol Terra, que recentemente lançou seu mais novo livro, fruto de sua pesquisa de pós doutorado a respeito da temática sob o titulo “marcas influenciadoras”.

O livro, sob o titulo “Marcas Influenciadoras Digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital”, Carol, a partir da questão: seria possível uma marca se transformar em um agente influenciador no ambiente digital? Vai argumentando e apresentando o caminho para uma marca ser influenciadora no ambiente digital.

No pós-doc que dá origem ao livro, Carolina disseca conceitos como broadcast, socialcast e brandcast, referindo-se aos grandes grupos de comunicação e seus veículos, à possibilidade de comunicação entre indivíduos e o surgimento dos influenciadores digitais para, finalmente, tratar das marcas como produtoras de conteúdo e disseminadoras de informações por meio de seus próprios canais, respectivamente.

A autora também passa pela conceituação sobre influência, relação entre marcas e influenciadores digitais e a “cereja do bolo” da obra encontra-se na oportunidade e na possibilidade de que as organizações, possam, elas próprias, se tornarem publishers de conteúdo e agentes influenciadores autônomos.

Assiste no nosso canal o bate papo com Carolina Terra e acompanhe nossos estudos, reflexões e publicações acerca do tema influência, reputação e virtudes e outros temas na www.tacademia.com.br.

#marcasinfluenciadorasnodigital #virtudedasmarcas #reputaçõesvirtuosasintegradoras  #carolinaterra

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe

Nossa Missão

O NomuseLocus compõe um projeto imparcial, autônomo, independente, multidisciplinar e integrador de formação e informação dos conceitos que sustentam a perspectiva da reputaçãovirtuosaintegradora, aglutinando perspectivas diversas no esforço de disseminar novas práticas, valores e ações virtuosas e integradoras que promovam o vem estar do indivíduo, da sociedade, visando a evolução e a prosperidade.

© 2018 – 2025 Todos os direitos reservados.
Nomus e Locus, uma iniciativa TAcademia, divisão da Taticacom.

Rolar para cima